Preparando adolescentes, jovens e adultos para um futuro melhor!

Preparando adolescentes, jovens e adultos para um futuro melhor!

Sejam bem-vindos!!!

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção." Paulo Freire

terça-feira, 4 de maio de 2010

Jacintho Xavier Martins Júnior

O patrono de nosso colégio

Jacintho Xavier Marins Júnior nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 11 de outubro de 1901 e faleceu aos 81 anos, em 25 de fevereiro de 1983.
De origem pobre, estudava e trabalhava, ajudando os irmãos no custeio de seus estudos.
Formou-se em Engenharia Civil e ocupou cargos da maior importância no setor público e privado, sendo a capacidade profissional e a austeridade as marcas de sua atuação.

Cargos por ele ocupados:
  • Engenheiro chefe residente na construção de um trecho da antiga Rio-São Paulo;
  • Engenheiro responsável pela construção do açude "General Sampaio", no Estado do Ceará;
  • Engenheiro chefe na inspetoria de obras contra as secas em Salvador - Bahia;
  • Engenheiro chefe no planejamento e construção da estrada Areias - Caxambu, em Minas Gerais;
  • Engenheiro residente no planejamento e traçado do trecho da estrada de ferro Brasil-Bolívia;
  • Secretário de Viação e Obras do antigo Distrito Federal - RJ.
E muitos outros cargos da maior responsabilidade.

Por volta de 1950, ao sobrevoar esta região com destino ao norte do país, ficou fascinado pelos recortes do litoral e atopografia do lugar. Ao retornar, aqui estabeleceu-se, organizando uma pequena fazenda de criação de gado bovino.
Nesta época, Rio das Ostras resumia-se em uma venda, meia dúzia de casas de pescadores e uns poucos veranistas.
Com o passar dos anos, a grande procura por suas praias originou um projeto de loteamento em parte de sua propriedade, ordenando este início de desenvolvimento: o Bosque da Praia e, em seguida, a Extensão do Bosque.
Neste projeto não foram esquecidas áreas destinadas a praças públicas e, especialmente, uma quadra inteira com a finalidade de ser utilizada para "serviços sociais". Nascia assim, o espaço do atual Colégio Jacintho Xavier Martins.
Anos depois, através de entendimentos entre seu filho Marcelo e o então prefeito do município de Casimiro de Abreu, Célio Sarzedas, surgiu a decisã0 definitiva de ali, naquela área antes reservada, construir-se uma escola.
A determinação e o esforço da Prefeitura de Casimiro de Abreu fez surgir, a curto prazo, o nosso colégio, em cuja inauguração (15 de setembro de 1982) esteve presente o próprio governador da época, Chagas Freitas, prestando grande homenagem a Jacintho Xavier Martins Júnior, a seus familiares e a todos que lutaram por esse feito. Neste ato, Jacintho já se encontrava doente, foi representado pela sua esposa e filhos.
Jacintho Xavier Martins Júnior era apolítico, mas progressista e empreendedor. Foi excelente chefe de uma família unida, que até hoje vive e trabalha em Rio das Ostras.
Ele sabia que o bem maior é aquele que, pela sua natureza, por um tempo muito grande poderá servir a muitos.

Texto elaborado por Marcelo Xavier Martins

Um comentário:

  1. pós e nen tenho ´palavra para falar do jacintho e da diretora,ela e uma grande guerreira esta dispota ajudar qualquer aluno,pos eu sou a prova disso com todo o problema que eu tive que so ela sabe, e depois de 2 meses ela me deu a maior força para volta a estudar,e com isso eu acabei de concluir o ensino medio,pelo o projeto autonomia,e a formatura foi muito linda que ocorreu no dia 05-12-2010 só isso eu tenho que agradecer a diretora celinha e a prof°liliane que um amor de pessoa .
    muito obrigado celinha por tudo amo muito você,espero que no ano de 2011 voc?e tenha vario sucesso bjbj da aluna uqe te adinira tanto.
    ass:graciene

    ResponderExcluir